DOSHA KAPHA: funções, características e desarmonias


Dosha” é o nome dado no Ayurveda para designar os elementos sutis que compõe tudo que existe no mundo material. Em outras palavras, todos os objetos, pessoas, alimentos, animais, plantas, etc. tem dosha, ou seja, são compostos pelos elementos fundamentais conhecidos como éter, ar, fogo, água e terra.

Cada dosha é composto por majoritariamente dois elementos. O dosha Kapha é formado por terra e água; Pitta por água e fogo; e Vata por ar e éter.

Na perspectiva ayurvédica, o que difere uma pessoa da outra, uma coisa de outra, é a proporção de elementos que elas apresentam. Uma pessoa pode ter mais Kapha que outra, então as características dela terão mais predominância dos elementos terra e água, que por sua vez possuem qualidades próprias.

A combinação de terra e água (Kapha) gera maciez, liquidez, frieza, oleosidade, letargia, viscosidade, dureza, estabilidade, peso, grossura e densidade. Então a pessoa, ser ou objeto Kapha terá, em maior proporção, essas características.

Todavia, isso não significa que essa pessoa tenha apenas Kapha em sua constituição. Significa que ela tem todos os elementos sutis, todos os doshas, porém o Dosha Kapha (terra e água) em maior quantidade.

Uma pessoa predominantemente Kapha poderá apresentar as características desse dosha em diversas partes e funcionamento do seu corpo, da sua mente e de seu comportamento.

No corpo humano, Kapha, por ser denso (terra) proporciona estrutura e sustentação, além de lubrificação (água). A pessoa com mais Kapha poderá apresentar ossos largos, corpo bem desenvolvido e tendência a excesso de peso. A pele é geralmente mais macia, lustrosa, fria e pálida e os olhos arredondados, lubrificados e grandes.

Fisiologicamente, o metabolismo é mais lento, a transpiração é moderada, a digestão mais morosa e as fezes pastosas e volumosas. O sono é profundo e prolongado e o comportamento mais letárgico.

Na mente, Kapha gera amorosidade, paciência e calma, além da tendência ao apego emocional, material e sentimentalismo. Intelectualmente, a pessoa Kapha não tem aprendizado tão veloz, no entanto, após a informação ser absorvida, permanece pela memória por longo tempo.

A pessoa Kapha pode estar em equilíbrio, com seus doshas funcionando em harmonia, ou em desequilíbrio. Numa desarmonia  gerada pelo agravamento de Kapha podemos encontrar: obesidade, acúmulo de muco nas vias respiratórias e digestivas, flacidez corporal, dispneia, tosse, excesso de sono, formação de tumores, digestão lenta, depressão, falta de iniciativa, preguiça, apego excessivo e resistência a mudanças.

Kapha geralmente é desequilibrado (aumentado) por fatores como alimentação, hábitos de vida, ambientais e emocionais.

Para quem já tem a natureza Kapha, o hábito de dormir demais, dormir durante o dia, a falta de exercício físico, comer em excesso, consumir alimentos doces, pesados e gordurosos, expor-se a ambientes frios e úmidos, assim como, alimentar sentimentos de cobiça e sentimentalismo exacerbado geram o agravamento desse dosha.

Quando um dosha se perturba os outros doshas também são afetados e o processo de adoecimento do corpo e da mente se instaura. Por isso, é importante atentarmos aos sinais de desarmonia do nosso corpo e aos hábitos que incorporamos no nosso dia-a-dia e, sempre que preciso, buscarmos o auxílio necessário.

No próximo post, abordaremos algumas práticas utilizadas pelo Ayurveda para o equilíbrio do dosha Kapha.

Que tenhamos saúde e paz!

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Descubra a Abhyanga - A tradicional massagem do Ayurveda

DOSHA KAPHA: FORMAS DE HARMONIZAÇÃO