DOSHA KAPHA: FORMAS DE HARMONIZAÇÃO


Num post anterior (https://www.naturezar.com.br/2021/02/dosha-kapha-funcoes-caracteristicas-e.html), falamos um pouco sobre doshas, os elementos que os compõem, e introduzimos conceitos sobre o dosha Kapha. Vimos que Kapha é formado principalmente pelos elementos sutis água e terra, que tem características de maciez, liquidez, frieza, oleosidade, letargia, viscosidade, dureza, estabilidade, peso, grossura e densidade.

Desta forma, tudo que apresenta Kapha em predominância (objetos, pessoas, partes do corpo, desarmonias de saúde, clima, alimentos, etc.) poderá apresentar algumas dessas caraterísticas salientes.

Compreendemos que quando Kapha está em excesso em nosso corpo, podemos manifestar sintomas como letargia, sonolência, apego emocional exacerbado, aumento de peso, retenção líquida, muco excessivo, digestão e peristaltismo lentos, dentre outros.

Observamos que esses sintomas estão ligados às características de estagnação e peso próprios dos elementos que compõem Kapha. A abordagem ayurvédica para o equilíbrio dos doshas, a grosso modo, propõe estimular qualidades opostas àqueles elementos que encontram-se exagerados.

Portanto, se Kapha (terra e água) aumentado gera estagnação e densidade do corpo e na mente, é necessário proporcionar movimento e leveza, mais presentes em outros elementos, como ar, fogo e éter. Portanto, as práticas utilizadas no Ayurveda, como orientação de uso de alimentos e ervas, rotinas diárias, técnicas de massagens, inalações, etc. considerarão essa abordagem.

As massagens realizadas com intuito de reduzir o excesso de Kapha, por exemplo, serão mais secas, com manobras ágeis e profundas, utilizando pós de ervas de potência quente, para gerar grande leveza corporal.

A alimentação deve ser leve, composta pelos seis sabores, privilegiando alimentos picantes, amargos e adstringentes. Especiarias como gengibre, pimenta, mostarda e cúrcuma geralmente são indicadas. Rúcula, folha de dente-de-leão, almeirão e outras folhas verdes escuras amargas são apropriados.

Também é necessário evitar alimentos frios, oleosos, cheios de calorias, excessivamente azedos e salgados, assim como os altamente processados.  Dispensar o açúcar, carne vermelha, laticínios (leite, manteiga, queijos, iogurte industrializado) e frituras.

A atividade física que libere suor também deve ser promovida, a fim de levar movimento ao Kapha. Na prática de yoga, por exemplo, a sequência de saudação ao sol é benéfica, assim como pranayama bhástrika (prática de respiração).

Na aromaterapia, os óleos essenciais de eucalipto, hortelão e alecrim também são apropriados, proporcionando dinamismo mental e, aplicado às massagens, potencializam efeitos de aberturas de canais e desintoxicação. 

Outras técnicas também são empregadas para redução de Kapha. É importante lembrar que um tratamento terapêutico ayurvédico é elaborado de forma individualizada e profunda, avaliando muitos aspectos.

Se você se interessou pelo Ayurveda, entre em contato e obtenha orientações individualizadas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOSHA KAPHA: funções, características e desarmonias

Descubra a Abhyanga - A tradicional massagem do Ayurveda